Sobre Nós

O projeto

O projeto tem como uma das suas principais ações a publicação de conteúdo de pesquisa cultural sobre as raízes históricas da nossa região e de como elas tiveram impacto no nosso processo de desenvolvimento.

O caminho do Peabiru já foi objeto de diversos estudos que mostram que, mesmo antes da chegada dos colonizadores, os povos originários da américa do sul já tinham uma rede complexa de caminhos, que conectava diversas regiões. Nesse projeto apresentamos a relação entre a vila de Paranapiacaba e o Peabiru.

Tradicionalmente, contamos a história da vila a partir da chegada dos ingleses, porém, antes disso, a região onde hoje se localiza a vila de Paranapiacaba já era conhecida e por séculos segue sendo um dos caminhos mais rápidos para se chegar do litoral ao planalto paulista.

O objetivo desse projeto não é apenas relatar fatos históricos comprovados (isso também será feito), mas também resgatar a memória oral e outras formas de transmissão de conhecimento. 

Documentos históricos, depoimentos, filmagens profissionais da região e outras fontes de conteúdo irão construir o acervo multimídia dessa exposição que ultrapassa os limites do presencial, contando com intervenções digitais, presenciais e adaptadas à situação da atual pandemia.

Essa pesquisa também sugere a criação de novos roteiros e interpretações do olhar sobre nós mesmos.

Equipe

Hercules Soares(Spiff)

Monitor ambiental e cultural

Nasceu em Paranapiacaba, literalmente dentro da Mata Atlântica. Passou a infância brincando pelas matas da região, conhecendo assim, caminhos, trilhas, cascatas, piscinas naturais e pontos de interesse turístico. Depois de alguns anos fora da vila, retornou e hoje é monitor ambiental e cultural e proprietário da operadora de turismo Spiff Monitor. Seu trabalho é conduzir grupos de amigos, famílias e escolas para fins de turismo de lazer, aventura e turismo pedagógico. Sua luta é pela preservação do patrimônio

Insta: @spiffmonitor

Eduardo Pin

Monitor ambiental, cultural e pesquisador

Guia de Turismo, Licenciado em História. Monitor Parque Estadual. Atua como monitor cultural e ambiental na Vila de Paranapiacaba onde reside desde 1998, atualmente é sócio da AMA Paranapiacaba – Associação de Monitores Ambientais e Culturais e Guia de Turismo Regional. Participou como membro efetivo, por mais de uma gestão, junto aos Conselhos Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar e do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio de Santo André, o Comdephaapasa, participando efetivamente nas políticas públicas de preservação cultural e ambiental na Região do ABCD.

Contato: du-pin@hotmail.com

Ale Oshiro

Produção, direção e comunicação

Morador da vila de Paranapiacaba desde 2017, é produtor na região desde 2009. Além do seu trabalho de produção cultural, também é curador, culinarista(criador da Awá Culinária), artista convidado do Ateliê Residência Cia. da Terra, fotógrafo e pesquisador. Seu trabalho é focado em sustentabilidade, na pesquisa sobre a cultura dos povos originários, na busca de trazer visibilidade a questões como preservação do meio ambiente e respeito à diversidade cultural.

Contato: ale.paranapiacaba@gmail.com

Regina Azevedo Miguel

Pesquisa e ilustração

Profissão: Executiva Pública junto ao Governo de São Paulo Bacharel em Ciências Políticas e Sociais, Especialista em Sociologia e Ensino de Sociologia, Especialista em Metodologia do Ensino de Artes Visuais. Formada em Direitos Humanos. Artista Visual e Pesquisadora em Processos de Formação Continuada. Autodidata em projetos de Revitalização de Patrimônios Históricos tombados e atuação diversificada em diversas ONG’s de caráter cultural, ambiental, educativo e político. Criadora do Atelier Residência Arte Pau-d’arco e do Atelier Cia. da Terra, ambos em Paranapiacaba.

Contato: artepatrimonio@yahoo.com.br

Jairo Costa

Pesquisador/Editor – Livro

Jairo Costa percorre as trilhas e ruas de Paranapiacaba há mais de 20 anos. É pesquisador de mitologia e folclore, jornalista e editor da Revista MORTAL e da editora e site Estranhos Atratores. Publicou “Paranapiacaba lendas e mitos”, “Constantino Castellani”, “Amazônia Fantástica”, “Der Golem”, entre outros. É membro do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa). Costa é ativista do ciclismo, foi um dos organizadores da Bicicletada/Massa Crítica ABC. É coordenador e também um dos fundadores do Movimento SOS Paranapiacaba.

Contato: estranhosatratores@gmail.com

Israel Mário Lopes –

Monitor cultural, ambiental e guia de turismo

De família ferroviária, nascido em Paranapiacaba, é guia de turismo, monitor ambiental e cultural em Paranapiacaba, atuando como Tangará Ecoturismo e Educação Socioambiental. Atua com educação socioambiental, ecoturismo, educação agroflorestal e auxílio à pesquisa tendo experiência com público diverso e de diversas faixas-etárias, tendo ministrado palestras e oficinas nos municípios de São Paulo, Santo André, Mauá, Diadema, Cajamar, Cotia, Embu das Artes, Cubatão, Guarujá e em instituições de ensino superior públicas e privadas.

Insta: @lopes_im Email: israelmariolopes@gmail.com

Cleyton Cardoso

Captação imagens aéreas

Cleyton Cardoso, piloto de drones, fundador da Mangat Imagens Aéreas. Consultor e educador em projetos socioambientais. Eng° Ambiental e Sanitarista, especializado em Perícia Ambiental.

Insta: @mangatdrone

Paula Cordeiro Rocha

Edição e captação – foto/video

Videomaker, editora de vídeos e co-fundadora da Rústica Produções, produtora de conteúdo audiovisual com foco nas áreas musical e cultural. Formada em Rádio, TV e Internet, trabalha na área da criação audiovisual desde 2013, tendo atuado em diversos projetos tanto institucionais como culturais e artísticos, com ampla experiência em edição, motion graphics, fotografia, produção executiva e assistência de direção.

Insta: @rusticaproducoes Email: paulacr.audiovisual@gmail.com

Lucas Roque

Projeção Mapeada

Lucas Roque – 25 anos, nascido em dezembro de 1995 na zona leste de São Paulo, em 2010 entrou para o projeto social Espaço cultural de dança de Ferraz de Vasconcelos onde se descobriu artista, viajou para competições representando a cidade e fomentou a arte local através do envolvimento na organização dos eventos na cidade em 2013 entrou para o estudio de dança Lilian Gumieiro onde integrou o grupo Shake-Se Dance Crew onde também participou de campeonatos de danças urbanas, Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho e tem como campo de pesquisa arquitetura cenográfica, dança e teatro fazendo uso da tecnologia para compor seus projetos. Além disso, realiza projetos residenciais e comerciais da concepção à concretização.

Insta: @lucasroqe

Júlio Abe

Em memória

O professor Júlio foi um colaborador de muita importância para o projeto, dando suporte na sua concepção, além da colaboração durante décadas para valorização do patrimonio em Paranapiacaba, um dos pioneiros na pesquisa do caminho do Peabiru e dos povos originários da nossa região. Sua história com a vila vem desde o movimento Pró Paranapiacaba, que reuniu uma equipe de especialista e conquistou em 1987 o primeiro tombamento como patrimônio da vila.

Em novembro de 2020, o nosso amigo descansou, permanecendo vivo em todo conhecimento e trocas que promoveu durante sua vida.

Obrigado sempre pela forma generosa de contar tantas histórias e pela luta pela preservação e resgate da história da nossa vila e seu patrimônio natural e cultural.

Agradecimentos a
Bau(laboratório de audio visual da Escola da cidade)

@escoladacidade pelo uso da aula sobre a Vila de Paranapiacaba para o projeto.