O projeto
O projeto tem como uma das suas principais ações a publicação de conteúdo de pesquisa cultural sobre as raízes históricas da nossa região e de como elas tiveram impacto no nosso processo de desenvolvimento. O caminho do Peabiru, já foi objeto de diversos estudos e mostra que mesmo antes da chegada dos colonizadores, os povos originários da américa do sul, já tinham uma rede complexa de caminhos que conectava diversas regiões.
Tradicionalmente, contamos a história da vila a partir da chegada dos ingleses, porém antes disso a região onde hoje se localiza a vila de Paranapiacaba, já era conhecida e por séculos segue sendo um dos caminhos mais rápidos para se chegar do litoral ao planalto paulista.
O objetivo desse projeto não é apenas relatar fatos históricos comprovados(isso também será feito), mas também resgatar a memória oral e outras formas de transmissão de conhecimento.
Documentos históricos, depoimentos, filmagens profissionais da região e outras fontes de conteúdo irão construir o acervo multimídia dessa exposição que ultrapassa os limites do presencial, contando com intervenções digitais, presenciais e adaptadas à situação da atual pandemia.
Essa pesquisa também sugere a criação de novos roteiros e interpretações do olhar sobre nós mesmos.
Equipe
Hercules Soares(Spiff)
Monitor ambiental e cultural
Nasceu em Paranapiacaba, literalmente dentro da Mata Atlântica. Passou a infância brincando pelas matas da região, conhecendo assim, caminhos, trilhas, cascatas, piscinas naturais e pontos de interesse turístico. Depois de alguns anos fora da vila, retornou e hoje é monitor ambiental e cultural e proprietário da operadora de turismo Spiff Monitor. Seu trabalho é conduzir grupos de amigos, famílias e escolas para fins de turismo de lazer, aventura e turismo pedagógico. Sua luta é pela preservação do patrimônio
Insta: @spiffmonitor
Eduardo Pin
Monitor ambiental, cultural e pesquisador
Guia de Turismo, Licenciado em História. Monitor Parque Estadual. Atua como monitor cultural e ambiental na Vila de Paranapiacaba onde reside desde 1998, atualmente é sócio da AMA Paranapiacaba – Associação de Monitores Ambientais e Culturais e Guia de Turismo Regional. Participou como membro efetivo, por mais de uma gestão, junto aos Conselhos Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar e do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio de Santo André, o Comdephaapasa, participando efetivamente nas políticas públicas de preservação cultural e ambiental na Região do ABCD.
Contato: du-pin@hotmail.com
Ale Oshiro
Produção, direção e comunicação

Morador da vila de Paranapiacaba desde 2017, é produtor na região desde 2009. Além do seu trabalho de produção cultural, também é curador, culinarista(criador da Awá Culinária), artista convidado do Ateliê Residência Cia. da Terra, fotógrafo e pesquisador. Seu trabalho é focado em sustentabilidade, na pesquisa sobre a cultura dos povos originários, na busca de trazer visibilidade a questões como preservação do meio ambiente e respeito à diversidade cultural.
Contato: ale.paranapiacaba@gmail.com
Regina Azevedo Miguel
Pesquisa e ilustração

Profissão: Executiva Pública junto ao Governo de São Paulo Bacharel em Ciências Políticas e Sociais, Especialista em Sociologia e Ensino de Sociologia, Especialista em Metodologia do Ensino de Artes Visuais. Formada em Direitos Humanos. Artista Visual e Pesquisadora em Processos de Formação Continuada. Autodidata em projetos de Revitalização de Patrimônios Históricos tombados e atuação diversificada em diversas ONG’s de caráter cultural, ambiental, educativo e político. Criadora do Atelier Residência Arte Pau-d’arco e do Atelier Cia. da Terra, ambos em Paranapiacaba.
Contato: artepatrimonio@yahoo.com.br
Jairo Costa
Pesquisador/Editor – Livro

Jairo Costa percorre as trilhas e ruas de Paranapiacaba há mais de 20 anos. É pesquisador de mitologia e folclore, jornalista e editor da Revista MORTAL e da editora e site Estranhos Atratores. Publicou “Paranapiacaba lendas e mitos”, “Constantino Castellani”, “Amazônia Fantástica”, “Der Golem”, entre outros. É membro do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa). Costa é ativista do ciclismo, foi um dos organizadores da Bicicletada/Massa Crítica ABC. É coordenador e também um dos fundadores do Movimento SOS Paranapiacaba.
Contato: estranhosatratores@gmail.com
Israel Mário Lopes –
Monitor cultural, ambiental e guia de turismo

De família ferroviária, nascido em Paranapiacaba, é guia de turismo, monitor ambiental e cultural em Paranapiacaba, atuando como Tangará Ecoturismo e Educação Socioambiental. Atua com educação socioambiental, ecoturismo, educação agroflorestal e auxílio à pesquisa tendo experiência com público diverso e de diversas faixas-etárias, tendo ministrado palestras e oficinas nos municípios de São Paulo, Santo André, Mauá, Diadema, Cajamar, Cotia, Embu das Artes, Cubatão, Guarujá e em instituições de ensino superior públicas e privadas.
Insta: @lopes_im Email: israelmariolopes@gmail.com
Cleyton Cardoso
Captação imagens aéreas

Cleyton Cardoso, piloto de drones, fundador da Mangat Imagens Aéreas. Consultor e educador em projetos socioambientais. Eng° Ambiental e Sanitarista, especializado em Perícia Ambiental.
Insta: @mangatdrone
Paula Cordeiro Rocha
Edição e captação – foto/video

Videomaker, editora de vídeos e co-fundadora da Rústica Produções, produtora de conteúdo audiovisual com foco nas áreas musical e cultural. Formada em Rádio, TV e Internet, trabalha na área da criação audiovisual desde 2013, tendo atuado em diversos projetos tanto institucionais como culturais e artísticos, com ampla experiência em edição, motion graphics, fotografia, produção executiva e assistência de direção.
Insta: @rusticaproducoes Email: paulacr.audiovisual@gmail.com
Lucas Roque
Projeção Mapeada

Lucas Roque – 25 anos, nascido em dezembro de 1995 na zona leste de São Paulo, em 2010 entrou para o projeto social Espaço cultural de dança de Ferraz de Vasconcelos onde se descobriu artista, viajou para competições representando a cidade e fomentou a arte local através do envolvimento na organização dos eventos na cidade em 2013 entrou para o estudio de dança Lilian Gumieiro onde integrou o grupo Shake-Se Dance Crew onde também participou de campeonatos de danças urbanas, Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho e tem como campo de pesquisa arquitetura cenográfica, dança e teatro fazendo uso da tecnologia para compor seus projetos. Além disso, realiza projetos residenciais e comerciais da concepção à concretização.
Insta: @lucasroqe
Júlio Abe
Em memória

O professor Júlio foi um colaborador de muita importância para o projeto, dando suporte na sua concepção, além da colaboração durante décadas para valorização do patrimonio em Paranapiacaba, um dos pioneiros na pesquisa do caminho do Peabiru e dos povos originários da nossa região. Sua história com a vila vem desde o movimento Pró Paranapiacaba, que reuniu uma equipe de especialista e conquistou em 1987 o primeiro tombamento como patrimônio da vila.
Em novembro de 2020, o nosso amigo descansou, permanecendo vivo em todo conhecimento e trocas que promoveu durante sua vida.
Obrigado sempre pela forma generosa de contar tantas histórias e pela luta pela preservação e resgate da história da nossa vila e seu patrimônio natural e cultural.
Agradecimentos a
Bau(laboratório de audio visual da Escola da cidade)
@escoladacidade pelo uso da aula sobre a Vila de Paranapiacaba para o projeto.

